top of page

Projetos e eventos em destaque

WhatsApp Image 2021-03-01 at 12.59.47.jp

Projeto Literário - Março

“O grande dia de Lelo” conta como foram os primeiros dias de Lelo na escola sem Floppy, seu coelhinho companheiro.

De uma maneira muito lúdica e sensível, Salina Yoon traz luzes para um assunto muito relevante na transição que bebês e crianças bem pequenas vivenciam de seu mundo individual para um mundo coletivo: a importância do objeto de apego (a universal “naninha”) ou “objeto transicional”.

A temática do “objeto afetivo” contribui significativamente para que o estudante, através da provável comparação entre si e Lelo, vá trabalhando um pouco de sua identidade, de suas seguranças e das inseguranças que todos temos.

A obra também contribui para o processo de adaptação escolar, desenvolvimento da autonomia e o processo do sistema alfabético de escrita.

Os pequenos leitores sentem-se estimulados a participar dessa descoberta de palavras familiares envolvendo a linguagem escrita e a ilustração, despertando a curiosidade e o interesse pela leitura, seja verbal ou não-verbal.

O livro possibilita, por fim, levar as crianças ao (re)conhecimento de si, estimulando o respeito e o cuidado às suas necessidades e, portanto, também às necessidades do outro.(Kátia Chiaradia - Saber e Ler)

WhatsApp Image 2021-03-21 at 19.41.30.jp

Projeto Vida prática

Quando falamos em “atividades de vida prática”, estamos nos referindo a um modo de preparar as crianças para as atividades do cotidiano, que fazem parte da rotina de qualquer pessoa.

Pentear os cabelos, vestir-se, alimentar-se, organizar os próprios brinquedos, e conviver bem com os colegas, professores e familiares.

Por isso, a fase 3 preparou algumas atividades  para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças para que eles sejam capaz de desenvolver essas habilidades diárias.

WhatsApp Image 2021-02-24 at 16.01.25.jp

Sensorial por meio da Culinária

As atividades sensoriais refinam os cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo. As crianças são particularmente receptivas ao desenvolvimento de seus sentidos desde as idades de 2 a 6 anos, e é importante dar às crianças com essas idades o maior número possível de experiências sensoriais.
A Criarte Baby realiza diariamente atividades sensoriais, mas nesse mês de março, umas das experiências foi sensoriar por meio da culinária. A fase 2 contou com a ajuda da Nutricionista do Espaço, Lilian Delabiglia.
Foi uma vivência muito divertida.

Projeto Literário - Abril 

O livro “Um desses não é como os outros, de Barney Saltzberg), foi escolhido por ter uma temática de respeito às diferenças, muito importante no cotidiano. Faz-se necessário na Educação Infantil trabalhar com assuntos de relacionamento interpessoal, devido à socialização e, principalmente, trabalhar o respeito e amizade independente de raça, cor ou credo. Nessa fase de construção, o aluno se espelha nos adultos, dessa forma, o(a) educador(a) tratando a diversidade de forma natural e com respeito, apresentará um bom exemplo para toda turma.

Comemorações - Abril 

No mês de Abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro e o Dia do Índio. No dia 18 celebra-se a literatura infantil nacional, isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Essa data é aproveitada para discutir a importância da literatura infantil e incentivar a leitura. Já no dia 19, comemora-se o Dia do Índio. Nesta data, em 1940, foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano e por esse motivo esse dia foi escolhido durante o Governo de Getúlio Vargas. Os povos indígenas foram parte importante na formação de nossa cultura brasileira, tendo influencias nos costumes, alimentação, na língua e na mistura étnica da população.

Projeto Literário - Maio

O Livro “Eu acho que vi um...elefante!”, de Lydia Nichols, foi escolhido por ter uma temática acerca de noções espaciais. O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente em que se encontra e sua aprendizagem na escola e na vida. Conforme elas desenvolvem a noção espacial, as crianças começam a criar a ideia de seu próprio corpo e de dimensão corporal. Além disso, “Eu acho que vi um...elefante!” auxilia no desenvolvimento da lateralidade e noções de direção, estimulando a concentração e percepção.

 

LOGOTIPO_CRIARTE_HORIZONTAL-NOVO_edited.png
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page